quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Planning Travel: Como viajar gastando muito pouco.


Constantemente somos bombardeados com fotos dos amigos no facebook em vários lugares e ficamos nós sonhando com o dia que seremos ricos o bastante para viajar também nas férias de verão sem ter que parcelar em 15x no cartão. Viajar não é tão caro se voce se planejar com algum tempo de antecedencia e abrir mão de alguns comfortos. Vamos lá, pegue o caderno e comece a se programar para a sua próxima grande viagem!


1. Escolha o destino de acordo com o seu bolso;

Ao escolher o destino de uma viagem voce tem que considerar muito mais do que o preço de uma passagem em promoção. Isso porque se a cidade de destino for muito cara, não adianta muito voce chegar a e não ter dinheiro nem para almoçar. Por exemplo, Londres e Paris são as queridinhas numero 1 de todas as pessoas, mas hotel/hostel/camping são muito caros. Isso além de comida e transporte.  Opte por cidades mais baratas, como nossas vizinhas Argentina,Chile, Peru ou Barcelona, Budapeste e outras cidades legais mas não tão caras. Leve isso em consideração antes de comprar a passagem.

2. Pesquise hospedagem de acordo com o seu tipo de viagem

Decidido o destino, procure hospedagens como hostel que tem muitas opcoes de lugares baratos em quartos com até 15 ou 20 pessoas. Sim amigo, talvez voce acabe  num quarto com um cara espanhol roncando do seu lado ou uma bulgara chorando pelo namorado perdido a noite toda. Mas ao menos voce pagou 8 euros pela diaria! ou Couchsurfing, se voce quiser muito além de um sofá durante sua viagem, mas também fazer amigos mais diferentes possíveis. Viajei muito assim e tenho muitas histórias para contar.
Se vai viajar com a família fique de olho em sites como o airbnb. Já falei sobre como escolher o lugar para ficar uma vez. 

3. Escolha bem as atrações e museus que quer mais conhecer;


Museu do Vaticano ou Louvre? Prepare-se para longas filas

As vezes a viagem dura apenas 3 dias, e voce colocou na sua lista 5 museis essenciais para ir. Além de não ter tempo de curtir a atmosfera da cidade, imagina quanto ficará o ingresso em cada um deles? A entradas as vezes é cara até mesmo para quem é estudante. Procure opçoes mais baratas ou gratuitas e se tiver que pagar, decida-se qual é realmente essencial. Se pergunte se vale mesmo a pena e se a resposta for sempre sim, vá! E bonita a Torre Eiffel? sim. Vale a pena ficar 4 horas na fila para subir?




4. Evite comer nos restaurantes badalados ou no centro da cidade


Explore a culinária típica longe das areas turisticas


As vezes o mesmo fish and chips que tem na Oxford Street é vendido numa outra rua num quarteirão bem bacana, mas não tão invadido pelos turistas e pelos preços turisticos. Outra opção é comprar lanches em supermercados. Um sanduiche feito com coisas comprados no mercado custa metade do valor do que um comprado no meio de uma atração num momento de fome esmagadora. Tenha sempre com voce água, chocolate ou barrinhas e uma fruta e evite a tentação de comer no lugar mais caro porque voce sente que vai desmaiar de fome depois de andar por 4 horas seguidas. Vale para a água também. Preço no mercado: $0,40. Na rua: $ 1,20. Essa economia faz toda a diferença.

5. Não compre todos os souvenirs que vir pela frente

OMG Quero tudo! Ops..não


Talvez voce nunca mais volte na cidade e por isso quer guardar todas as lembranças possíveis desses dias incriveis em Nova York. E a cada rua que passa tem varias camisetas, chaveiros, globinhos de neve, bolsas e acessórios incriveis que voce precisa ter e levar para seus amigos e parentes. E ai que eu entro para dizer: Voce não precisa dessas coisas. Além do excesso de peso na bagagem, dolares a menos na carteira, voce ainda terá um monte de coisas inuteis na sua casa. Seus amigos e parentes vão entender se voce não trouxer nada para eles e apenas diga que a vida é assim, se voce quer viajar mais, deve gastar menos com coisas não-essenciais. E uma miniatura da Torre Eiffel não é o que voce mais precisa. Deixe as lembranças para fotos ou cartões postais e se resolver comprar algo mesmo, pesquise muito o preço nas lojas. Sempre varia muito de uma loja para outra.

6. Se puder andar, pernas para que te quero


Vamos gastar a sola do sapato!


O transporte é uma das coisas que se pode economizar sempre que possível. Se vai ficar 3 dias, verifique se na cidade escolhida tem um ticket de turista de 3 dias que da direito a onibus e metro. A maioria das grandes cidades oferecem o ticket mais barato do que comprar cada passagem separada ou ate mesmo o ticket diario. 
Outra coisa ótima para sua saúde e para a do seu bolso é fazer tudo a pé e usar transporte publico o mínimo possível. Alem de exercitar o corpo, quando voce anda pela cidade conhece lugares que nunca veria dentro do tunel do metro. Se perder é achar um lugar que ninguem sabe.
Outras opções: alugue uma bicicleta.

E voces, o que fazem para economizar durante as viagens? me contem nos comentários!

8 comentários:

  1. Thammy, como foi a experiência com o Couchsurfing? Pensei em algo do tipo quando for para cidades que passarei no máximo 2 dias. E o airbnb? Você usou? Estou pensando em alugar um quarto pra passar a semana em Paris, achei um por 29 euros, por exemplo, e pareceu ser muito bom.

    Sobre a bicicleta, sei que Paris tem um sistema enorme de bicicletas, mas vi comentários de muitas pessoas que pagaram mais de 250 euros pelo erro do sistema :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tive uma experiencia ruim no couchsurfing e todas as outras foram ótimas. Olhe bem o perfil do host antes de ir, da um friozinho na barriga e o medo de nao ter entrosamento, mas passa.
      Para estudante no fim de semana o ticket do metro é bem barato em Paris, não procurei bicicletas pq fui no fim de semana.

      Eu tentei alugar casa no airbnb mas acabou que nunca tinha datas que eu queria disponiveis, ai acabei indo em hostel mesmo. Dai nao testei o airbnb, mas conheco gente que alugou lugares otimos com preços excelentes.

      Excluir
  2. Adorei o post, o mais dificil para mim é não comprar muitos souveniers, mas grande parte é para dar de presente para minhas amigas colecionadoras!! beijos e obrigada pelo comment no meu blog!!
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, se forem amigas próximas elas vão entender que voce costuma viajar com um budget limitado e se elas quiserem mesmo algo te darão o dinheiro para comprar para elas. Quando viajava, minhas amigas sabiam que não podia trazer presentes para elas.

      Excluir
  3. ah, adorei as dicas! eu adoro viajar e sempre faço isso de forma economica
    bom final de semana flor

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. bom, eu não planejo viajar pra fora do país tão cedo. mas as suas dicas foram ótimas. vou até guardar o link para olhar quando precisar. esse couchsurfing é um site de pousadas? sabe o que conta também? se tiver algum amigo/parente vivendo fora, a gente pode ficar na casa dessa pessoa (nem que seja na sala) - eu toparia [já tive que gastar horroes porque as pessoas não quiseram me hospedar XD].{Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Couchsurfing é quando voce se 'hospeda' na casa de pessoas que moram na cidade e tem uma cama ou sofa disponivel.

      Excluir
  5. preciosas dicas, todas muito úteis!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...