Quando era pequena, a pior parte do dia era quando eu tinha que ir dormir e precisava apagar a luz do quarto e voltar correndo para cama na ponta dos pés. Completamente sozinha. Pensava em mil coisas que poderiam acontecer comigo: sufocar com o travesseiro, cobras e aranhas (meu maior medo infantil), sequestradores. E tudo bem que o quarto da minha irmã tipo 5 metros ao lado. Mas e se não desse tempo?
Depois, veio o medo de ficar em casa sozinha. E se a casa pegasse fogo? E se eu ficasse trancada? e dentro de mim eu sempre desesperava "sou muito nova para ficar sozinha em casa". Meu maior terror: sozinha com bebes - seres frágeis babões que não sabem especificar suas proprias necessidades. Confesso que até hoje ainda sinto um frio na barriga de fazer as coisas só.
Foi então que eu fui morar só aos 21anos, do outro lado do mundo onde meus pais não poderiam chegar com pelo menos 24 horas de diferença. Minha maior preocupação era ficar doente ou sofrer um acidente e não ter minha mãe lá para me dar apoio (até porque, minha mãe não é medica, então o máximo que ela poderia ajudar é ficar do meu lado e trazer um copo d'agua e dizer que vai ficar tudo bem).
Sempre fui muito independente, mas certas vezes o medo de não dar conta de fazer uma coisa sozinho atormenta todo mundo. Primeiro dia de aula onde voce não conhece ninguém. Primeiro dia de trabalho. Ir ao médico. E compilei esse mini-manual em 3 passos das coisas que me ajudaram a encarar o medo de fazer as coisas sozinha:
Passo 1: Aprenda a gostar da sua própria companhia;
Vá ao cinema sozinha, passear no parque com um livro e aproveite para colocar os pensamentos em dia. E ótimo aproveitar de um tempo para pensar sem interferencia da opinião de ninguém e se mesmo assim, achar que não é tão divertido, experimente observar as pessoas e criar histórias sobre elas, fazer comentários que voce não faria nem para um amigo próximo. Assim, com o tempo , voce vai apreciar ficar sozinho e não ter ninguem interferindo nos seus pensamentos mais bobos. Isso estimula também a sua criatividade.
Passo 2: Faça uma coisa radical sem ninguém por perto.
E quase a mesma coisa de ir ao cinema e passear sozinho, mas dessa vez, procure fazer algo incrível que voce provavelmente chamaria um amigo para ir. Como ir ao clube, praticar um esporte de aventura, fazer um novo corte de cabelo totalmente novo, paintball, saltar de paraquedas ou até mesmo sair dancando pelado pela casa o dia inteiro (isso é libertador, mas não é uma coisa na qual chamaria um amigo). A melhor parte de sair sozinho e fazer uma coisa totalmente diferente é que no fim voce pode se surpreender com o resultado e também com as pessoas que voce pode conhecer por estar sozinho.
Passo 3: Se puder, viaje sozinho;
Voce vai descobrir muito além de um lugar novo, vai descobrir habilidades e capacidades que nem sabia que tinha, como por exemplo a capacidade de tomar decisões importantes. Além de se conectar com as pessoas em um nivel diferente. Isso porque, as amizades que voce faz numa viagem são unicas, as vezes são pessoas que voce adoraria ter por perto para sempre, mas elas estarão apenas por breves momentos e por fim, voce irá entender que ninguem é para sempre e que as pessoas devem ser valorizadas ao máximo e curtirá muito mais a companhia delas quando estiverem por perto.
Ainda tenho o frio na barriga de fazer coisas sozinha, mas definitivamente sei que sou capaz de fazer tudo que quero sem precisar do apoio e aprovação de ninguém. E depois que voce aprende a curtir a propria companhia, percebe que voce nunca está só o tanto que queria, sempre tem alguém com voce.
Me conte, o que voce adora fazer quando está sozinho?
Eu não sei dizer o que faço melhor de sozinha, mas posso dizer que quero muito experimentar o item 3. Se sentir sozinha, mesmo que próximo dos seus amigos, é angustiante. Você (eu, no caso, que já penso no pior) já imagino que vou passar o resto da minha vida sozinha e que esse "estar sozinha" é apenas um sinal do meu destino eminente em uma casa cheia de gatos. Enfim, penso que viajar sozinha é a melhor auto ajuda que uma pessoa pode ter. É estar sozinha com você mesmo e é claro que existe aquele medo de passar a viagem inteira calada. Mas como já li por aí, você começa a viagem sozinha mas não fica sozinha. Sempre tem alguém pra trocar algumas poucas palavras ou alguém na mesma situação que você, sentado sozinho em um restaurante que adoraria ter uma companhia pra meia hora de conversa, pelo menos eu imagino que seja assim, eu espero. Pq ao viajar sozinha eu não quero descobrir apenas meus limites e o que me faz mais forte, eu quero me auto descobrir, quero sentir o meu verdadeiro eu e quero, é claro, fazer amigos. Amigos passageiros, amigos de esquina, amigos para guardar o número no whatsapp e mandar um Feliz Natal ou um Feliz aniversário, resumindo: amigos.:)
ResponderExcluirUltimamente tenho tido medo de sair de casa, para resolver algumas coisas, ai eu deixo pra depois e depois, e digo amanhã eu faço! faço mesmo! mas quando chega a noite já começo a querer deixar pra fazer á tarde e quando chega á tarde fica pra outro dia de novo. Eu não sei se estou com medo ou se é uma procrastinação extrema, sempre fui do tipo que deixa tudo pra ultima hora mas ultimamente essa hora não tem chegado e quando chega é tarde demais.
ResponderExcluir