domingo, 29 de janeiro de 2012

Bancando a chef: Camarão ao molho Béchamel

Quer bancar o chef fazendo coisas sofisticadas que são gostosas e simples? Eu ensino. Gosto muito das receitas que faço porque modifico conforme as coisas que gosto e tenho disponíveis aqui em casa. Tipo poderia ter feito o molho com pedaços de frango, mas queria comer algo com camarão então investi em comprá-los para ficar mais gostoso e do meu agrado. Segredo: molho béchamel é só um nome diferente para molho branco, mas é a mesma coisa.


Você vai precisar de:

  • 800 g de camarão cinza cozidos- Você encontra bandejas com eles em grandes supermercados e não é tão caro comparado com aqueles pacotes com camarões gigantes.
  • Queijo ricota ou queijo frescal - A quantidade fica a seu critério!
  • meio litro de leite
  • 4 col de sopa de manteiga ( ~100 g)
  • 50 g de farinha de trigo
  • Meio tablete de tempero pronto ou queijo parmesão
  • 1 col de sopa de óleo de soja ou azeite;
  • Cebola picada;
  • Pimentão picado;
  • Folhas de hortelã
  • Sal a gosto

Mãos na massa, ops, como fazer:


Primeiro, pegue duas panelas e em uma esquente o leite e em outra derreta a manteiga e adicione a farinha aos poucos ( você pode usar a peneira para fazer isso, evita bolinhas e você vai parecer profissional!) e mexa o tempo todo. 

Quando dissolver toda a farinha com a manteiga, adicione o leite morno aos poucos e continue mexendo até a farinha cozinhar e engrossar o caldo. Enquanto vai mexendo adicione queijo parmesão ou o tempero pronto e uma pitada de sal e quando enfim tiver borbulhando, desligue o fogo e reserve. ( não esqueça de tampar a panela, se não esfria).

Em outra panela, coloque o óleo e jogue os camarões ( já limpos!) dentro e deixe fritar levemente com a cebola e o pimentão. Fritar é modo de dizer, não exagere. Uma colher de óleo é suficiente para todo aqueles camarões não grudarem enquanto você adiciona o gostinho da cebola e a cor do pimentão (só adicione isso se gostar, é claro) a eles.

Depois, despeje os camarões no molho béchamel, misture bem e sirva num prato com queijo ricota ( se gostar é claro) e coloque pedacinhos do pimentão e do hortelã para decorar. E um bom vinho suco gelado ou schweppes para acompanhar.

Embora, devo dizer que o hortelã com o molho deu sabor tão bom, que me arrependi de não ter picado várias folhas na hora de fritar o camarão. Mas você ainda pode fazer isso, se fizer, me conte depois se gostou e o que as pessoas acharam.

Não tem fotos passo a passo, porque não repeti a receita ainda e quis postar o quanto antes.


Qualquer duvida na execução me dê uma reply no twitter: @jaquetaesaia

PS: Está quase no dia do sorteio, mas ainda dá tempo de concorrer e aumentar as chances de ganhar. Informações aqui.

Update:  O blog agora tem uma página no Facebook (é a moda, bebê) para troca de informações, atualizações de posts e compartilhar links legais, coisa e tal e se quiserem curtir é só clicar aqui :)


3 comentários:

  1. Nossa, que receita maravilhosa, viu.
    Tô louca pra experimentar!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou simplesmente apaixonada por camarão, meu deus! Receita totalmente anotada, tentarei fazer assim que me mudar (achar camarão na minha cidade é uó)

    Beeijos flor!

    ResponderExcluir
  3. nhaa, não gosto de camarão, mas já que a receita original levava frango ne... rsrsrs. nhamm!
    bjusss

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...