Quer bancar o chef fazendo coisas sofisticadas que são gostosas e simples? Eu ensino. Gosto muito das receitas que faço porque modifico conforme as coisas que gosto e tenho disponíveis aqui em casa. Tipo poderia ter feito o molho com pedaços de frango, mas queria comer algo com camarão então investi em comprá-los para ficar mais gostoso e do meu agrado. Segredo: molho béchamel é só um nome diferente para molho branco, mas é a mesma coisa.
Você vai precisar de:
- 800 g de camarão cinza cozidos- Você encontra bandejas com eles em grandes supermercados e não é tão caro comparado com aqueles pacotes com camarões gigantes.
- Queijo ricota ou queijo frescal - A quantidade fica a seu critério!
- meio litro de leite
- 4 col de sopa de manteiga ( ~100 g)
- 50 g de farinha de trigo
- Meio tablete de tempero pronto ou queijo parmesão
- 1 col de sopa de óleo de soja ou azeite;
- Cebola picada;
- Pimentão picado;
- Folhas de hortelã
- Sal a gosto
Mãos na massa, ops, como fazer:
Primeiro, pegue duas panelas e em uma esquente o leite e em outra derreta a manteiga e adicione a farinha aos poucos ( você pode usar a peneira para fazer isso, evita bolinhas e você vai parecer profissional!) e mexa o tempo todo.
Quando dissolver toda a farinha com a manteiga, adicione o leite morno aos poucos e continue mexendo até a farinha cozinhar e engrossar o caldo. Enquanto vai mexendo adicione queijo parmesão ou o tempero pronto e uma pitada de sal e quando enfim tiver borbulhando, desligue o fogo e reserve. ( não esqueça de tampar a panela, se não esfria).
Em outra panela, coloque o óleo e jogue os camarões ( já limpos!) dentro e deixe fritar levemente com a cebola e o pimentão. Fritar é modo de dizer, não exagere. Uma colher de óleo é suficiente para todo aqueles camarões não grudarem enquanto você adiciona o gostinho da cebola e a cor do pimentão (só adicione isso se gostar, é claro) a eles.
Depois, despeje os camarões no molho béchamel, misture bem e sirva num prato com queijo ricota ( se gostar é claro) e coloque pedacinhos do pimentão e do hortelã para decorar. E um bom vinho suco gelado ou schweppes para acompanhar.
Embora, devo dizer que o hortelã com o molho deu sabor tão bom, que me arrependi de não ter picado várias folhas na hora de fritar o camarão. Mas você ainda pode fazer isso, se fizer, me conte depois se gostou e o que as pessoas acharam.
Não tem fotos passo a passo, porque não repeti a receita ainda e quis postar o quanto antes.
Qualquer duvida na execução me dê uma reply no twitter: @jaquetaesaia
PS: Está quase no dia do sorteio, mas ainda dá tempo de concorrer e aumentar as chances de ganhar. Informações aqui.
Update: O blog agora tem uma página no Facebook (é a moda, bebê) para troca de informações, atualizações de posts e compartilhar links legais, coisa e tal e se quiserem curtir é só clicar aqui :)
Update: O blog agora tem uma página no Facebook (
Nossa, que receita maravilhosa, viu.
ResponderExcluirTô louca pra experimentar!
Eu sou simplesmente apaixonada por camarão, meu deus! Receita totalmente anotada, tentarei fazer assim que me mudar (achar camarão na minha cidade é uó)
ResponderExcluirBeeijos flor!
nhaa, não gosto de camarão, mas já que a receita original levava frango ne... rsrsrs. nhamm!
ResponderExcluirbjusss