domingo, 24 de maio de 2015

Véspera de graduação ou segura o forninho e vai!


Quem acompanha esse blog desde sempre sabe o quão difícil foi esses 4 anos e meio de graduação. Além de 1 ano de cursinho, intercambio  e toda a minha trajetória academica entre os dilemas: sair com os amigos ou estudar? fazer o trabalho ou assistir seriados? Ir para aula ou ficar em casa dormindo? Formar é uma das coisas mais díficeis que alguém pode fazer na vida. Não é a unica mais díficil mas entra facilmente no top 10 das coisas que dá vontade de desistir e ir vender picolé na praia.

Primeiro porque voce entra super empolgado, tudo é novo: rotina de estudos, colegas da faculdade, o campus e a galera bonita desfilando entre uma aula e outra. Tem aquelas animadas festas, churras e coisa e tal e voce pensa: Cara, porque não terminei o ensino médio antes e porque todos reclamam da faculdade?





Então a verdade começa a aparecer. E igual aqueles romances que no começo tudo são flores até o primeiro pum aparecer e a pessoa mostrar quem é verdadeiramente. Começam os mil relatórios,acompanhado de pelo menos 3 provas na mesma semana. Seu tempo livre é dedicado a fazer esses relatorios intermináveis e buscar referencias para tudo. Até seu nome no relatório tem que ter referencia. Voce começa uma fase de negação durante boa parte do semestres onde voce de fato acredita que vai dar tempo de dormir, sair e estudar para as provas. Faculdade te faz esquecer alguns prazeres da juventude com promessas de um futuro melhor e mais divertido, economicamente falando.

Então voce está quase no fim do curso e percebe que ainda faltam muitos créditos para formar. Fazer só as obrigatórias não é suficientee então os seus finais de semana não são apenas para estudar para provas ou relatórios mas também para atividades extracurriculares que valem créditos. Volei, xadrez ou aula de condimentos e hortas alternativas. Qualquer coisa que te de creditos sem 3 provas durante um semestre. 
Se isso tudo não for suficiente ainda tem pesquisa cientifica, monitorias e aulas paralelas de ingles porque senão voce fica atrás dos coleguinhas na disputa por um mestrado. Ou uma vaga de emprego. Ou uma cadeira no RU. Voce precisa de boas qualificações.

Alguns trabalhos, matérias ou professores te fazem querer desistir do curso. Esqueça os 7 semestres arduos que voce teve, dane-se tudo. E ai, por algum milagre voce resolve continuar. Falta tão pouco. Voce ja correu a maratona toda. E tudo parece que passou tão rápido. Só mais um pouco, mais um gole de café e vai em frente. Seu diploma está bem ali, pronto para voce pendurar na parede da sala e sair para vender seu picolé feliz na praia.




3 comentários:

  1. Thami, às vezes eu acho que só terminei porque, já próximo dos últimos semestres, eu pensava: "cara, eu já me ferrei tanto até agora, não da pra desistir e sair só com a derrota de tudo isso". kkkkk E quando mais perto do fim, mais cansativo é. Mas amém, o fim chega e vale a pena!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Realmente é na reta final da facul que a gente fica mais estressada e quer jogar a toalha né?
    Mas ai retiramos forças não sei da onde e continuamos, até o momento de vestir a beca e segurar o diploma!
    bjsss e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Olha só onde eu cheguei atualizando a minha lista do Google friends connect huahahahahaha
    Thamy,lendo isso não posso concordar mais,sei bem como é essa situação e só consigo pensar naquela música "Dias de luta,dias de glória"

    P.S: a doida aqui resolveu fazer Medicina. No fundo nós adoramos essa adrenalina toda né? kkkkkkkkkkkkkkk

    Beijoos e sucesso guria!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...