sexta-feira, 2 de março de 2012

Game ON - The video games world



Semana passada fui numa exposição aqui do CCBB de Brasília chamada Game ON, estava louca para ir desde que a minha irmã falou dela, e mesmo que a temporada da exposição tenha durado um mês, só pude ir mesmo no penúltimo dia. O que foi uma pena, porque mesmo indo com horário marcado para voltar, sinto que poderia ter ficado por horas lá. Jogando intensamente uma infinidade de video-games e jogos que nunca vou ter.

A exposição foi organizada em dois blocos, onde o primeiro era sobre os primeiros jogos e video-games e o segundo sobre os mais recentes e últimas tecnologias. 
Estava super bem organizado, com dados e fatos impressos na parede separados em diferentes núcleos: primeiros games, consoles caseiros, familias de games, a cultura dos games, sons, revistas, etc.
E eu resolvi trazer o conteúdo que peguei lá para compartilhar o conhecimento com vocês.



Os games são divididos em dois grupos: Arcades aqueles do fliperama, que jogamos em pé, nas máquinas coloridas e tal e Consoles que são os aparelhos de video-game, que costumamos ter em casa. O primeiro console data de 1972 e foi o Magnavox Odyssey e um dos mais populares, o ATARI que foi criado no mesmo ano. 
Aliás, segundo meu folheto, a palavra Atari vem do japonês e significa "você está prestes a ser derrotado". Bom saber, sempre falarei "Atari!!" quando começar a jogar feito uma nerd maluca. rs
Depois disso surgiram a taito, a Namco e a Nintendo. Dessas, eu só conheço a última e aposto que vocês também. E surgem games como Asteroids, Pacman, Donkey kong, Battlezone e Jump man.

O Super Mario, game muito conhecido e adorado até hoje surgiu em 1986 e três anos mais tarde lançaram os Gameboys, aparelhos portatéis de video-game, que era meu maior sonho de consumo na infância. Perguntei para um menino de 7 anos na fila da exposição se ele sabia o que era isso e ele fez cara de " ãn?  isso é um jogo ou um personagem?".Me senti velha, me sentiria realmente mal se eu tivesse jogado com o ATARI na infância.


O jogo Mortal Kombat, um dos meus favoritos, surgiu primeiro como Arcade em 1993 e depois foi para os consoles e o megassucesso Resident Evil em 1996 e ambos se tornaram filmes. Nesse mesmo ano surgiu a heroína Lara Croft, de Tom Raider, que também foi muito sucesso e surgiu em filme, eternizado por Angelina Jolie e o Tamagoshi, aqueles bichinhos virtuais que foram bem populares e hoje em dia custam uma fortuna! Na exposição fiquei horas atrás de um senhor que jogava Tom Raider loucamente e ele só saiu de lá, depois que eu desisti de esperar. Estou morrendo de vontade jogar até agora. Aliás, a Lara foi o primeiro-não humano a ser capa da revista The Face, uma famosa revista britânica de música, cultura e etc dos anos 80' que acabou nos anos 2000.

O primeiro jogo para computador: jogo da velha (1952)



Na segunda parte da exposição, que tinha uma fila 3 vezes maior, era as últimas tecnologias, tinham os jogos The Sims, jogos de dança do xbox e Guitar Hero, GTA entre mil outros que não pude ver melhor ou jogar por falta de tempo.
Outra coisa interessante é a classificação dos jogos. Existem três tipos de games:
- Games de Reflexão: São os quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, jogos de interpretação de personagens, etc
- Games de Ação: games de corrida, luta e tiros, por exemplo.
- Games de Simulação: jogos de estratégia, simulação militar, simulação de voos e esporte. 

 

 Confesso que sempre fui muito fã de jogar video-game, mas nunca soube nada de nada de nenhum jogo. Porque não sou de ficar aficcionada por nada. Tipo música, gosto de ouvir música, mas não sei nada da vida de nenhum cantor e nem sobre os álbuns que ele gravou ou está gravando e só conheço uma ou outra música aleatória, geralmente as que fazem mais sucesso. Sou bem hipster nesse ponto. Mas foi bem interessante aprender tudo isso e a postagem está aqui registrada, porque provavelmente irei esquecer boa parte do que aprendi. 

 Ps: Fiquei bem feliz de encontrar a Mari lá na exposição, já que ela é dessas que nunca me liga, nunca me chama para sair, nunca vem me visitar, não tem facebook (sim gente, em pleno ano de 2012 ainda há pessoas inclusas digitalmente que não tem vida social virtual) e quando vou contar as minhas novidades ela fala; " Eu sei! Eu li no seu blog!" ¬¬'. Fica a dica: vou bloquear meu blog só para você, Mari e você vai ter que me ligar!


É isso, espero que o CCBB leve essa exposição para outras regiões do país, para que vocês possam se divertir e aprender um pouco mais sobre os games.

4 comentários:

  1. Foi muito legal!
    O interessante é que as duas aqui saem da ceilândia (pode contar onde a gente se esconde??) pra se encontrar lá na Capital rsrs
    Mas, por favor não me bloqueie, como
    saberei da sua vida? kkk
    Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui muito fã de video games, mas sempre que tinha oportunidade de jogar em um, eu jogava,rs. Achei bem bacana a exposição e você trouxe um pouco dela pra cá, não sabia muitas coisas que você escreveu aí ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Curti demais as fotinhas e as informações sobre games. Apesar de nem ser la muito a minha praia, né? hehe
    Também tenho amigas super sem vergonha que falam pra mim "ah, ja sei disso pq li no seu blog".. veja! hahaha Gostei da ideia de bloquear o blog só pra elas.. muito falsas, que isso? hahahaha

    Beijos, mulher!!

    ResponderExcluir
  4. Que exposição legal! Aqui onde eu moro não tem esse tipo de coisa. :/
    Simplesmente adorei o seu post, maravilhoso. *-*
    Acabei de conhecer o blog! Adorei. Estou seguindo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...