É cientificamente comprovado que eu tenho um cérebro misto (penso tanto como um homem como uma mulher). A maioria dos homens pensa racionalmente, enquanto as mulheres são mais emocionais.É por isso que homens, os racionais se dão bem nas áreas exatas e nós emotivas nos damos melhor com as áreas humanas. Eu, linda e com o cérebro misto deveria ser bem racional e conseguir entender exatas, mas especificamente matemática (porque até física, com um pouco de esforço eu consigo entender). Mas a matemática, o meu cérebro se recusa a aceitar e entender.
Sou péssima com frações, proporções, trigonometria, função, raciocínio lógico, geometria espacial...enfim (e eu nem estou falando daqueles símbolos que são tão horrosos que podem expressar palavras feias como por exemplo: Matemática é uma $#*¢£³%?²). Eu aceito que sou ruim e continuo seguindo em frente (talvez não tão em frente, porque eu realmente preciso aprender isso pro vestibular e para a vida), mas a probabilidade é a raiz do meu problema.
O professor chega na aula e explica a probabilidade e eu fico pensando "Nossa, como isso é legal e é tão fácil!" sorrindo toda vez que o professor pergunta se alguém tem um dúvida. Eu geralmente não tenho.
Então, como um coelho salta para a armadilha, vou toda feliz e saltitante fazer aqueles exercícios legais de probabilidade. Tento, tento e nada da resposta ficar igual ao gabarito, fora que eu geralmente não consigo nem pensar numa lógica para resolver a questão. Então, eu me frustro, fico com uma vontade enorme de bater a cabeça na parede para ver se volta a funcionar. Mas as únicas probabilidades que eu entendo são:
"Qual a probabilidade da Thamy acertar questões de matemática?"
"Qual a probabilidade dela passar no vestibular?"
"Qual a probabilidade da mesma arrumar um namorado legal? e bonito? e inteligente?"
Poucas, meu caro leitor, se posso ser otimista em relação a isso. É quase a mesma probabilidade de uma pessoa ganhar duas vezes na mega-sena seguida ou na vida, já que a probabilidade é quase nula (matematicamente falando ou um evento é provável ou um evento é impossível). Nem preciso dizer qual é o meu caso. Então, se um dia eu acordar com sorte, talvez aconteça de um cara bonito me ensinar matemática. Qual é a probabilidade disso acontecer?
PS: A foto do meu perfil aqui do lado diz muito sobre a minha expressão facial quando me deparo com problemas matemáticos, é só tirar esse sorriso bobo do meu rosto.