terça-feira, 24 de julho de 2012

Quero emagrecer. Como começar?

Essa história é conhecida de muita gente, quer perder uns quilinhos, se sente mal com o corpo e resolve começar uma dieta. Dieta do chá, da lua, low carb, dos sucos, e algumas até funcionam para perder 3 ou 4 kg. Mas você volta a engordar tudo de volta. Os motivos? ninguém consegue viver tomando suco de manhã, de tarde e de noite todos os dias. Ainda mais quando tem lasanha no almoço de domingo ou um churrasco em família. Outra coisa é que os hábitos de alimentação ruim continuam lá, mesmo que a dieta não tenha quase nada de carboidratos, ela acaba sendo rica em gorduras, sal e etc.

1. Deixe os fracassos para trás: 


Se quer emagrecer de verdade, você realmente precisa mudar seus hábitos e seus pensamentos. Deixar seu passado de fracassos para trás. Ok, nenhuma dieta funcionou antes? sempre desiste quando alguém aparece com um pedaço de bolo? então pare de desistir e veja aonde você consegue chegar. Porque escolher o fracasso se sucesso é uma opção?

2. Procure ajuda profissional

É muito importante que procure um nutricionista que irá avaliar o seu estado nutricional, medir seu percentual de gordura, fazer uma avaliação completa e te dar sugestões adequadas de alimentação para o seu corpo, sua idade, etc. Dietas que uma nutricionista passou para outra pessoa também não são válidas, cada pessoa tem uma quantidade mínima de calorias que deve consumir para repor o que o corpo gasta só por você existir e isso varia de pessoa para pessoa.
E a dieta que ela passar só vai funcionar se você seguir, ok?



3. Faça metas

Metas nos ajudam a manter o foco e não desistir quando nos sentimos menos motivados. Nós agimos melhor por um desejo maior ou pela pressão de um prazo. O projeto é perder todo excesso de peso e ficar com corpo definido até o verão ( você tem 150 dias mais ou menos), colocar um piercing ou caber num vestido que usou numa formartura há 5 ou 10 anos atrás? defina isso e deixe isso bem amostra. De preferencia coloque uma foto de uma pessoa magra e ativa na frente da geladeira. rs



4. Mantenha-se motivado

Venhamos e convenhamos, você não vai perder os 10 quilos a mais que acumulou ao longo dos anos em um mês. Vai demorar tempo, terá semanas que perderá 1kg e outras que não perderá nada, outras que ganhará 100g e vai pensar em desistir pelo menos umas 7 vezes por semana. É assim com todo mundo. Estabeleça pequenas metas para atingir e se recompense pelo seu esforço. Se precisa emagrecer 20 kg, dividida em 4 etapas de 5kg cada que perder e quando alcançar, se presenteie com um corte de cabelo novo, um novo par tênis, uma sessão de cinema ( sem pipoca e chocolate!) ou um dia no spa - nessa parte é o seu bolso quem manda.



5. Não se recompense com comida

Você não é cachorro, então se você se esforçou muito essa semana comeu bem todos os dias, evitou as tentações e malhou muito e mesmo que acha que merece um pedacinho do pavê que tá na geladeira, não faça isso. Comida não é recompensa, coma para viver e não para exprimir sentimentos de conforto, tristeza ou ansiedade. Se quiser um pedaço de chocolate, coma. Não se prive do que quer e acabe comendo muito do deva ( "a gente só vive uma vez vou comer tudo que eu quero" tsc tsc tsc). Enfim, comer chocolate não pode ser uma recompensa do seu esforço, ok?


6. Se exercite

Alimentação é importante, mas para perder peso e se manter ativo e cheio de energia, é necessário mexer a bunda da cadeira, literalmente. Não gosta de ir a academia? tudo bem, existem mil outras coisas que pode fazer, como nadar,  jogar tênis, vôlei, futsal, danças de salão e a mais barata e mais independente de todas: a corrida. É claro que não é fácil no começo de cada esporte, você cai, se suja, se machuca, acha que não é muito bom e não leva jeito. mas se persistir, vai gostar muito e vai ficar cada dia melhor.

E não deixe para segunda o que pode começar agora!
@jaquetaesaia

images: weheartit

4 comentários:

  1. Ai, Thamy, você falou como uma verdadeira nutricionista agora! Amei! Me deu tanta vontade de começar a ficar fitness e healthy que nem você :/// hahahaha invejinha branca. Mas prometo que vou imprimir suas metas e colar nas paredes do meu quarto pra eu não esquecer! Um dia eu começo essa vida que eu tanto quero mas não consigo engrenar! kk Pra mim, o mais difícil vai ser fazer exercícios físicos porque eu morro de vergonha de me exercitar, sabe Deus porque. Quero fazer as coisas e tenho vergonha, pode? Gay eu magina?! hahahaha Anyway, você me deu um norte. Espero mesmo consegur começar essa vida logo!

    Valeu pelas dicas, Thamy! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thamires.
    Parabéns pelo seu blog. Irei começar o curso de nutrição neste semestre e ler os poucos post que escreveu já foram muito motivantes para mim. Continue assim.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. OI!!
    Você falou a verdade agora não adianta querer emagrecer e não procurar uma nutricionista, porque cada corpo é diferente. Mas no meu caso pode me chamar e doida, mas eu sempre quis engordar uns quilinhos. hehe

    Relembrando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas para quem quer de fato emagrecer, parabéns pelo post muito bem elaborado!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...