terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Life will go on

"Make it through just this dayFace the world on your own, Life will go on" - Chris Isaak

Estive viajando, de novo. Dessa vez, foi com o pessoal da faculdade numa matéria chamada "Construção de Projetos Multidciplinares" conhecido como Projeto Rondon pelo país. Eu não estava muito animada para ir viajar, tinha que abrir minha conta no banco, começar as aulas de natação e enfim, voltar as minhas aulas de ballet ( 2 longos meses sem aulas!). Enfim, eu tnha vários eventos aqui em Brasília, mas mesmo assim, algo em mim queria ir. Então, quando chegou dia 1 de fevereiro, arrumei todas as minhas coisas e já dia 2, bem cedinho estava com minhas malas prontas para viajar com mais 12 pessoas que nunca tinha visto antes para passar 10 dias!
Calçada da Fama!

A cidade era Cavalcante, que integra a Chapada dos Veadeiros, tem cachoeiras bonitas, pessoas maravilhosas e uma prefeitura cheia de pessoas que visam apenas os próprios interesses. Quase todos os secretários possuem pousadas e fazem riqueza ( de forma inexplicável), vivem muito bem. Todos os dias passávamos por uma calçada simples e mal acabada que custava 200 mil reais! 
Apesar da falta de suporte da prefeitura, o carinho da população era o que mais nos motivava. E a união do grupo nos dava força quando o corpo não aguentava mais. 
Nem sempre fomos bem recebidos, por exemplo, na comunidade Kalunga, de quilombolas, formos fazer oficinas, oferecer suporte médico, nutricional e odontologico e até avaliar os impactos ambientais, ajeitar a rede de computadores deles tudo de boa vontade e eles nos cobraram 16 reais por um almoço simples  com suco ralo! Foi o arroz com feijão mais caro da minha vida! Acho que eles estão tão acostumados a explorar os turistas, lucrar sobre as maravilhosas cachoeiras da terra deles, que não conseguiram separar o nosso trabalho como voluntários das visitas dos turistas. E depois de passarmos o dia lá ensinando a escovar os dentes e coisa e tal, eles ainda queriam cobrar o serviço de guia. Saímos de lá arrasados.

A galera reunida na frente da escola Kalunga
O mirante. 
 Santa Bárbara: Se eu não tivesse tirado essa foto, juraria que não era de verdade essas águas azuis/verde e tamanha beleza.
 Revitalização da praça da Vila: Todos ajudaram!
 As crianças adoram minhas paletras sobre alimentação saudável ( será porque?)
 Caminhada com os jovens idosos. Eles tinham mais pique do que eu!

Enfim, minha vida e minha visão de mundo mudaram muito com essa viagem, me fez ter certeza de que gosto mesmo de nutrição ( mesmo depois de medir e pesar umas 300 pessoas até dizer chega) e a perceber que na vida profissional, nem tudo são flores, tem muita gente que tenta impedir que façamos nosso trabalho do jeito que sabemos e temos que improvisar e a contornar tudo sempre sorrindo. 
Fiz mais amigos que consigo contar, e as histórias são tantas, que um post seria pouco. É isso é que é ser voluntário, se puder, seja você também, o mundo aprende com você e você aprende com o mundo.

11 comentários:

  1. Eu sou daquelas que fica toda boba quando lê um post escrito com emoção. É muito legal 'ouvir você falar' que, apesar de entender que o mercado não é nada fácil, você sabe que gosta do que está fazendo.
    E a parte difícil de fazer qualquer trabalho voluntário é que nem todo mundo entende que você está tentando ajudar, e acabam te tratando como um 'explorador', quando é o contrário.
    Mas acho que as paisagens lindas e a alegria dessas crianças dizem bem mais que qualquer coisa, não é?

    ResponderExcluir
  2. Linda iniciativa de vocês. Também trabalho como voluntária em comunidades quilombolas no interior da Bahia e sei como a situação das pessoas é difícil. Porém, como você falou, o coração é enorme e completamente humilde.

    Claro que há aquelas pessoas que não conseguem perceber a verdade por trás das palavras: de graça recebi, de graça eu dou. Mas mesmo assim o trabalho é recompensador.

    Ser nutricionista é só uma parte do que você ama. Importante mesmo é perceber que você ama ajudar doando um pouco de si pra quem pouco recebeu durante toda a vida.

    Parabéns e um beijo, dona Thami.

    ResponderExcluir
  3. Eu me sinto tão bem quando faço o bem para as pessoas. Sabe quando falam que sente a felicidade no coração, então, é isso que eu sinto.

    Achei linda essa sua viagem e vontade de ajudar as pessoas. Nunca fiz um trabalho voluntário, já ajudei com doações e já fui em orfanatos. É um sentimento bom ver as pessoas felizes por termos ajudado elas em alguma coisa.

    Uma pena eles tentarem extorquir vocês, mas foi como você disse, talvez eles já estejam acostumados a fazer isso com qualquer tipo de pessoa.

    Adorei esse post. É bom ler histórias boas que aconteceram.

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas! Ser voluntário deve ser difícil,mas gratificante, fazer o bem sempre é, mesmo com as dificuldades que existem,além de viajar e conhecer outras 'realidades' e lugares lindos como esse que você foi! Achei a cachoeira maravilhosa *O*
    E a refeição de 16 reais?! D: Me assustei com isso,rs.
    Enfim, ainda quero fazer um trabalho voluntário em minha pacata vida...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. apesar de tudo, ser voluntário sempre vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. Ah, fico muito feliz em saber que é apaixonada pela sua profissão, eu acho isso tão incrível. Mesmo com toda a dificuldade e talz (estou chocada com os indios que quiseram cobrar de vocês). :O

    São os ossos do oficio! :x

    Flor, obrigada pelos conselhos, eu to tentando achar aquelas bolsas que usa de lado, sabe? Eu prefiro bolsa à mochila, mas a que eu tenho é tipo um "saco". Rs

    ps: flor, o blog está com uma promoção relâmpago, dá uma olhadinha. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que linda você, é tão bom ver quando as pessoas gostam daquilo que fazem, a vida e as coisas fazem muito mais sentido.
    Parabéns, Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que linda você, é tão bom ver quando as pessoas gostam daquilo que fazem, a vida e as coisas fazem muito mais sentido.
    Parabéns, Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que linda você, é tão bom ver quando as pessoas gostam daquilo que fazem, a vida e as coisas fazem muito mais sentido.
    Parabéns, Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que lindo isso! Podia ter algo parecido na minha faculdade, mas teria que ser pra fazer coisas simples né, porque designer não entende muito de saúde, mas poderíamos ajudar a revitalizar, decorar, enfim.. sei la! o importante é ajudar!!!
    bjusssss

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, que lindo.
    Não só falo da cachoeira maravilhosa, mas da iniciativa. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...