quinta-feira, 24 de junho de 2010

Darwin e a seleção metroniana natural


Fiquei um tempo olhando pasmada para aquela cena que acontecia bem na minha frente. Era real. Eu não estava vendo pelos jornais ou lendo uma reportagem sobre o assunto, eu estava ali, presente na história, não me sentia um expectadora da vida, pela primeira vez em tempos me senti viva numa situação que para muitos pode ser considerada ruim.
Lembro da primeira vez que andei de metrô. Foi no meu aniversário de 15 anos, eu ia para o cinema com uma amiga e ela sabia andar nas estações e tudo o mais. Foi bem emocionante para mim, porque me sentia aquelas pessoas cool&cult dos filmes americanos. Para voltar, não quis esperar duas horas na parada para pegar o ônibus, preferi voltar de metrô. Eu peguei a linha errada e me perdi dentro da estação. Apesar de tudo (e olha que isso não foi nem uma fração de coisas-desastrosas-que-só-acontecem-no-dia-do-meu-aniversário) foi bem divertido.
Mas dessa vez não foi, ou não era para ser. Com a greve dos rodoviários, todo mundo só tinha uma solução para ir trabalhar: o metrô. O jornal matinal ainda faz questão de avisar "Tudo bem, ainda resta o metrô, que está vazio" (Se os jornalistas tivessem se deslocado de metrô para trabalhar, provavelmente o jornal matinal seria apresentado no jornal da meia-noite). E então, me senti como naqueles documentários da National Geografic onde passam alguns animais, geralmente predadores e presas, numa luta para conseguir alimento na vida selvagem da selva. Darwin explica isso também, já até imagino ele com aquela barba de Papai Noel, falando como se fosse um avô para os seus netinhos "É a seleção natural, queridos...faz parte da evolução".
E realmente deveria, o metrô estava tão lotado, que os mais fortes (que conseguiam empurrar e entrar nele por meio da força) ou os mais delgados (que por serem tão pequenos se enfiam em qualquer cm²) sobreviveriam. Eu por não pertencer a nenhuma das distintas classes (embora esteja malhando arduamente todos os anos bissextos para ficar mais delgada) provavelmente sucumbiria ali (até porque a minha espécie entraria em extinção se dependesse de mim para deixar descendentes no planeta).
E foi por isso que fiquei muito tempo parada, só olhando o caos que estava ao meu redor, pessoas se empurrando e expremendo-se para caber num lugar já ocupado. O que eu poderia fazer diante do exposto? nada, meus caros.
Tive então a genial ideia de pegar o metrô de volta para o terminal, para depois ir para a estação que eu queria. Eu, e mais 15748614 pessoas com a mesma ideia GENIAL entramos nas cabines cheias, que a cada estação ficava cada vez mais cheia até o ponto que já nem conseguia respirar. Dizem que em São Paulo o metrô vive assim.

17 comentários:

  1. Ai, eu nunca nem cheguei perto do metrô....imagino o sufoco, o aperto...ai, que nervoso!

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net)

    ResponderExcluir
  2. Cara na minha cidade não têm metrô,mas não sei,acho que ele seria bom se tivesse aqui,rs'

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thamy!
    Caramba, que sufoco! Eu nunca andei de metrô, moro em cidade pequena. E acho que provavelmente, se eu for andar algum dia, vai ser só pra experimentar!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. ooi, adorei teu blog e já estou seguindo *-*
    bgs ;* http://daaoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. passa lá no cupcakes , tem uma surpresa para voce no video beeijos

    ResponderExcluir
  6. Aiii Thamy q caos hein??? Eu soh andei de metrô uma vez p inovar, mas nunca passei nada semelhante e isso aee... e metrô p mim tem cara de filme de terror...hauhauhauhau
    bjossssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. aqui não tem metrô .-.
    meu sonho é andar de metrô O.O'
    KKK.
    pra mim,metrô tem cara de filme americano,e...ai sei lá...só sei que seria legal andar em um.
    um dia,eu consigo !
    bejs ;**

    ResponderExcluir
  8. Em Belém não tem metrô. Aki ou é ônibus ou é van mas te juro só pela cena que vc descreveu eu já fiquei com medo.
    beijos!

    http://lusinha.com.br/mahjestic

    ResponderExcluir
  9. Pois é! Em São Paulo é assim todo dia... Tanto que o comportamento da selva metropolitana parece não afetar mais a massa. Fico meio horrorizada quando vejo cenas similares a essa (acredite, no trem é pior ainda, até pelo vão entre a plataforma e o trem ser maior).

    Considerando este aspecto, acho que estamos meio longe da evolução né? rs...

    Obrigada pela visita no Le Matinée!
    Bjos e td de bom

    Natalia Xavier

    ResponderExcluir
  10. Thamy,
    o metrô é minha rotina!!!!

    presencio esses acontecimentos pelo menos 5 vezes por semana...

    beijinhos
    ;**

    ResponderExcluir
  11. Aqui não tem metrô, mas os ônibus vivem lotados e tem zilhões de pessoas malucas e sem noção nos terminais, pode ter certeza que te entendo.
    Tô seguindo seu blog!
    beijo :*

    ResponderExcluir
  12. Nossa metro é cheio mesmo, sempre que vou para Sampa, me lembro da sensação de estar numa lata de sardinha (que antes eu só chamava de onibus, mas agora... rs)
    *desculpa o sumiço

    Bjão =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Aqui em BH eu não ando de metro, pq não temos um metro nem indecente igual ao de sampa, mas que pelo menos dá uma segunda opção pra galera.. mas uma vez que fui pra Santo andré fui pra sampa com meu pai fazer compras e acho que peguei uns 4 ou 5 metros pra ir... kra, traumatizei... até passei mal... nem posso me imaginar no meio desse caos que vc falou...

    bjss

    ResponderExcluir
  14. Eu jah andei de metro algumas vezes rsrs No seu lugar, teria desistido

    ResponderExcluir
  15. Metrô lembra filme e Nova Yorque. Passei 3 anos de minhas 2 decadas pegando metrô lotado, eu fui mudado pelo meio, Darwin explica.

    Eu gosto da palavra delgado, ela soa bem, apesar de ser uma palavra distante para mim. Aliás, quando eu pegava metrô todo dia eu era delgado.

    Gosto de como escreves.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Amei o blog, to seguindo e eu nunca andei de metrô. Queria andar :/
    http://iwill--be.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Jaquetaesaia! Lembre-se, você pode falar o que quiser, desde que não use palavrões ( Mas você é uma pessoa civilizada apenas acrescentando a sua opinião, não vai falar palavrão não é? NÂO É?).
Anyway, obrigada por comentar! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...